Soberania, COP30, multilateralismo e recados a Trump: o que esperar do discurso de Lula na ONU

A uma semana da Assembleia Geral da Onu, parte da delegação brasileira ainda não tem visto para entrar nos EUA

Presidente embarque neste domingo para Nova York. Lula abre na próxima terça-feira o debate da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abre na próxima terça-feira (23), em Nova York, o debate geral da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). No discurso, deve abordar temas como soberania, democracia, multilateralismo, mudanças climáticas e a guerra em Gaza. (veja mais detalhes abaixo)

discurso só deve ser finalizado na véspera do evento, mas integrantes do governo dizem que a fala de Lula reforçará posições do presidente brasileiro e dará recados em tom diplomático ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Lula será o primeiro presidente a discursar na assembleia. Tradicionalmente, o representante do Brasil abre as falas de presidentes, primeiros-ministros e diplomatas no evento.

O segundo a discursar é o representante dos Estados Unidos. Assim, há possibilidade de que Lula e Trump se cruzem nos corredores da ONU.

Em 2024, na abertura da assembleia, Lula fala sobre desastres climáticos e as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Soberania e tarifaço

O presidente deve reafirmar a defesa da democracia e da soberania do Brasil, tom adotado nos últimos meses após Trump impor uma sobretaxa de 50% para entrada de produtos brasileiros no país.

Ao adotar as tarifas, Trump tentou, sem sucesso, interferir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe.

Lula criticou o governo americano pela postura e, após o julgamento, tem destacado a independência do STF.

Fonte: g1.globo.com/Por Guilherme MazuiGuilherme Balza, g1 e GloboNews — Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *