PGR pede para inquérito ir ao STJ e adia desfecho sobre afastamento de conselheiro do TCE

Zanin pode decidir ou encaminhar para o STJ avaliar a manutenção do afastamento de Osmar Jeronymo (Foto: Arquivo)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deu parecer para que o inquérito sobre a venda de sentença no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul seja encaminhado para o Superior Tribunal de Justiça. Caso acate o pedido, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, pode deixar para o ministro Francisco Falcão decidir sobre a manutenção do afastamento do conselheiro Osmar Domingues Jeronymo, do Tribunal de Contas do Estado.

O prazo do afastamento dele e dos quatro desembargadores do TJMS – Alexandre Bastos, Marcos José de Brito Rodrigues, Sideni Soncini Pimentel e Vladimir Abreu da Silva – venceu no início do mês. Contudo, o afastamento dos magistrados continua após medida do corregedor-nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.

O ministro pode deixar até para Falcão decidir sobre o pedido de afastamento feito pela Polícia Federal. Os cinco estão afastados dos cargos desde 24 de outubro do ano passado, quando, inclusive chegaram a ser monitorados por tornozeleira eletrônica.

A outra hipótese é Zanin decidir sobre a manutenção ou não do afastamento e encaminhar o caso para o relator da Operação Ultima Ratio no STJ.

Fonte: ojacare.com.br/By Edivaldo Bitencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *