Irã considera “injustificável” manter negociações nucleares com os EUA

Sexta rodada de negociações sobre um acordo nuclear entre Irã e EUA estava prevista para acontecer no domingo, em Omã/Foto: Arte/Metrópoles

Em meio à escalada do conflito com Israel, o governo do Irã indicou que não deve participar da nova rodada de negociações com os Estados Unidos sobre um possível acordo nuclear. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores do país, Abbas Araghchi, neste sábado (14/6).

Negociações entre EUA e Irã


O chanceler iraniano conversou com a chefe de política externa da União Europeia, Kaya Kallas, e classificou os ataques israelenses como “resultado do apoio direto de Washington”. Por isso, Abbas afirmou que a continuação das negociações com os EUA, iniciadas em abril, é “injustificável”.

Mais cedo, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, informou que Teerã ainda não havia decidido sobre a participação nas negociações previstas para acontecer neste domingo (15/6), em Omã.

Apesar de ter sido avisado previamente sobre a operação israelense contra o Irã, o presidente dos EUA, Donald Trump, nega qualquer envolvimento norte-americano no ataque.

De acordo com a mídia estatal iraniana, 78 pessoas morreram e outras 320 ficaram feridas desde o início da ofensiva israelense. Já o governo de Benjamin Netanyahu confirmou 3 mortes na capital de Israel, Tel Aviv, alvo de ataques retaliatórios do Irã.

Fonte: metropoles.com/Junio Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *