ACP chega aos 73 anos de história e luta pela educação pública
A ACP – Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública – celebra 73 anos de existência, resistência e luta sindical no domingo – 18 de maio. São mais de sete décadas construindo uma história marcada por mobilização constante, conquistas significativas e pela defesa intransigente da educação pública de qualidade.
Ao longo dos anos, a ACP esteve à frente de importantes batalhas pela valorização da carreira docente e por melhores condições de trabalho. Nos últimos tempos, essas lutas se traduziram em vitórias concretas: a convocação de mais de mil novos professores efetivos, o pagamento integral do reajuste da Lei do Piso em maio, o que elevou Campo Grande no ranking estadual de salários, além de avanços históricos como a Repactuação do Piso Salarial, reformas em unidades escolares, eleições diretas para diretores em 100% das escolas, incluindo as da educação infantil, e a retomada dos benefícios da carreira
Mas a atuação da ACP vai além da esfera sindical. O sindicato também promove bem-estar, esporte e convivência, fortalecendo os vínculos entre os profissionais da educação, somada a mobilização e defesa em todas as lutas e pautas nacionais. No Espaço de Formação e no Clube de Campo, os filiados participam de atividades como natação, hidroginástica, futebol, futsal e lazer para toda a família. Já na sede da ACP, iniciativas como pilates, ioga e coral integram o cuidado com o corpo, a mente e o espírito coletivo de luta.
Com os olhos voltados para o futuro, a ACP investiu na ampliação de sua estrutura com a aquisição do antigo Parks. Após a revitalização, o espaço dará lugar à nova ACP Casa Parks, que unirá tradição cultural e memória afetiva de Campo Grande com a renovação do movimento sindical.
A vice-presidente da ACP, professora Josefa dos Santos Silva, destaca os recentes avanços da categoria. “Conquistamos ganhos reais de salário e vitórias em pautas históricas que estavam paradas desde 2015 e 2016. Essas conquistas refletem diretamente na atuação docente e na qualidade de vida dos educadores. Nossa luta precisa e vai continuar.”
Essa força coletiva também se manifesta na atuação das professoras aposentadas, que, mesmo fora da sala de aula, seguem ativas e comprometidas com a educação pública. Elas são pilares de sabedoria, memória e coragem, inspirando as novas gerações a seguir firmes na luta por direitos.
Reafirmando esse compromisso, o presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni, destacou a importância do sindicato no cenário nacional. “A ACP tem papel fundamental na valorização da educação, não apenas em Campo Grande, mas em todo o Estado e no cenário nacional. Somos fortes porque somos unidos. E seguimos firmes na luta porque acreditamos no poder transformador da educação pública.”
Parabéns, ACP!
73 anos de luta, união e conquistas.
Porque educar é resistir, e resistir é nunca desistir.
Fonte: acpms.com.br