Deumeires Morais: Luta e união como pilares para a FETEMS em eleição histórica

Candidata da Chapa 1 detalha propostas, trajetória e busca liderança da maior entidade sindical da educação em MS, prometendo representatividade e defesa intransigente dos direitos da categoria.

Em um cenário eleitoral que promete marcar a história da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), podendo ter a primeira mulher negra eleita para presidência da entidade, a professora Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais é candidata à presidência da Chapa 1. Ela apresentou suas propostas e visão para a entidade, durante entrevista ao jornal do Servidor Público MS.

A eleição será no dia 2 de junho, das 8h às 18h. A Chapa 1 é formada pela atual vice-presidente da entidade, professora Deumeires ao lado de Onivan Lima Correa. A Chapa 2 é encabeçada pelo professor Joaquim Oliveira, tendo como vice a professora Elizângela Maia.

Deumeires inicia destacando o compromisso de sua chapa com a defesa dos direitos da categoria. “Nossa chapa tem a proposta de continuar a defesa permanente dos direitos das(os) trabalhadoras(es) da Educação de Mato Grosso do Sul,” afirma, elencando pautas prioritárias: “Lutar pela realização de Concurso Público para o grupo magistério e administrativos, continuar a luta pela redução da diferença de salário entre as(os) professoras(es) efetivas(os) e convocadas(os). Na defesa incondicional para o cumprimento da Lei do Piso nas redes municipais nos três pilares que são salário, jornada e carreira. Fortalecimento da luta nacional para a aprovação do piso salarial para os Administrativos da Educação. Lutar pelo fim do desconto de 14% no salário das(os) aposentadas(as), que penaliza os rendimentos dos mesmos, lutar contra a privatização das escolas públicas no MS”.

A candidata enfatiza o apoio de lideranças importantes, como o atual presidente Jaime Teixeira. “É uma honra para mim ter o apoio do Professor Jaime Teixeira pois é um grande líder do movimento sindical e, que à frente da nossa Federação construiu juntamente com a categoria a política salarial do piso para 20 horas que levou o salário dos professores do MS ao de melhor salário do Brasil. Tenho também o apoio de todas as presidentas e presidentes dos 74 sindicatos municipais filiados à Fetems e de várias lideranças como Professor Heleno Araujo, presidente da CNTE e muitos outros,” declara.

Sobre a expectativa de participação na eleição, após o período desafiador da pandemia, Deumeires se mostra otimista. “A pandemia da Covid-19 foi uma tragédia que obrigou a população mundial ficar em lockdown, por motivos de saúde pública. Por isso, o processo eleitoral anterior foi muito dificultoso, mas, a FETEMS cumpriu seu papel e honrou seu estatuto, que mesmo na adversidade conseguiu realizar o pleito eleitoral. Neste ano acredito que a classe trabalhadora da educação vai comparecer e confirmar o apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, sem chances para aventuras, que podem trazer muitos retrocessos para nossa categoria,” afirma.

Sobre o que os professores podem esperar de sua gestão, caso seja eleita, Deumeires garante: “Muita garra e muita luta. Vou continuar honrando todas as pessoas que acreditam que as conquistas só acontecem por meio das lutas e da união das trabalhadoras e trabalhadores em Educação. Junto com essa diretoria potente, formada por companheiras e companheiros com histórico de lutas, vou defender nossas pautas e direitos com muita responsabilidade e dedicação.”

A candidata finaliza com um apelo aos filiados: “No dia 2 de junho peço para que nossas(os) filiadas(os) votem com consciência na Chapa 1 que tem história de lutas e representatividade. Por uma FETEMS de todas e todos, vote Chapa 1 com Deumeires Presidenta e Onivan Vice-Presidente”.

Biografia – Deumeires é natural de Tupi Paulista (SP), possui uma trajetória profissional marcada pela luta em defesa dos direitos dos educadores. Ela começou sua trajetória como professora em Dourados no ano de 1987. É formada em Matemática e Ciências, com pós-graduação em Gestão Escolar. Ainda como professora convocada, protagonizou uma conquista inédita: foi a primeira a obter judicialmente o direito à licença-maternidade sem ser concursada. Diretora da escola Municipal Clarice Bastos Rosa eleita pelas comunidades por seis mandatos consecutivos, aposentou-se em 2022.

Na diretoria da FETEMS desde 2005, hoje é vice-presidente da entidade e candidata à presidência na eleição marcada para 2 de junho. “Após 20 anos a Fetems pode ser presidida por uma mulher, o que é significativo em vista que mais de 85% da base das entidades são mulheres e também será a primeira vez que uma mulher negra poderá comandar a maior entidade sindical de Mato Grosso do Sul, que reúne 74 sindicatos municipais e representa próximo de 25 mil trabalhadores da educação”, pontuou.

Roberta Cáceres / Jornal Servidor Público MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *