Cassems na palma da mão: Beneficiários ressaltam vantagens da Assembleia Geral online e a importância da participação nas decisões do plano 

Medida visa democratizar o acesso às discussões e votações, facilitando a participação de servidores da capital e do interior do Mato Grosso do Sul

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) dá um passo importante rumo à inclusão e à transparência ao realizar, nos dias 29 e 30 de abril, a sua 24ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) em formato totalmente online. A iniciativa busca ampliar a participação dos associados titulares de todas as regiões do estado, superando barreiras geográficas e otimizando o tempo dos beneficiários ao poderem acompanhar por meio dos smartphones (celulares), tablets e dispositivos móveis. 

Essa não será a primeira assembleia online, pois o formato já ocorreu durante a Pandemia do Covid-19. Além disso, no Estatuto da Caixa dos Servidores é prevista a possibilidade da realização da assembleia em formato virtual ou presencial. Para agilizar, será disponível aos beneficiários analisar com antecedência as demonstrações financeiras, referentes ao exercício 2024, acompanhadas do Relatório da Administração, Parecer do Conselho Fiscal e Relatório dos Auditores Independentes. 

Em entrevista ao Jornal do Servidor Público MS, a assistente de trânsito do Detran-MS, Adriana Conceição Rocha, beneficiária da Cassems há 19 anos, vê a opção da assembleia online como um avanço significativo. “A internet chegou e temos que nos adaptar”, afirma Adriana, que participou de assembleias presenciais e sentiu a dificuldade de organização devido ao grande número de participantes. Ela espera que, mesmo online, a Cassems esteja preparada para uma alta adesão.

Adriana Conceição Rocha, Assistente de Trânsito do Detran-MS e beneficiária da Cassems há19 anos.

Adriana também ressalta a importância da mobilização dos beneficiários. “Se não lutarmos pelo que é nosso, quem vai fazer!”, exclama, mencionando a baixa participação de servidores do seu setor em assembleias passadas, apesar do esforço do Sindetran em disponibilizar transporte para a participação. Contudo, ela demonstra otimismo para a AGO online: “No meu setor, iremos participar sim! Somos nove beneficiários. Temos que participar porque a Cassems é nossa, é do servidor! Se não participarmos, deixamos nas mãos dos outros o que é nosso”.

A beneficiária enfatiza o valor da Cassems em sua vida, citando uma recente economia significativa em exames cardíacos. “Tenho que fazer cinco exames cardíacos, de rotina, e vai custar tudo por R$ 300,00 com o plano da Cassems. Aonde eu conseguiria isso? Minha irmã fez, no mês passado, os mesmos exames e gastou R$ 3.200,00. Ela tem 73 anos e usa o SUS.” Para ela, a AGO online é uma oportunidade para os beneficiários contribuírem para a melhoria contínua do plano. “Agradeço muito por ter Cassems, mas mesmo assim ela tem que melhorar mais e essa melhora vem através de nós também como beneficiários”, completa.

Professor de Geografia Ataulfo Alves Stein Neto, de Dourados e secretário de finanças do SIMTED local

Do interior do Estado, o professor de Geografia Ataulfo Alves Stein Neto, de Dourados e secretário de finanças do SIMTED local, também celebra a modalidade online. “Com certeza, atualmente temos as ferramentas tecnológicas disponíveis para facilitar a participação das pessoas nos processos decisórios e um exemplo disso será essa assembleia on-line da CASSEMS”, avalia.

Ataulfo acredita que a transparência já praticada nas assembleias presenciais será potencializada no formato online. “Sim, acompanho as assembleias presenciais da Cassems e sempre nos foi apresentado as prestações de contas com muita transparência, com esses dados sendo disponibilizados através do portal e com antecedência propícia aos associados verificar com antecedência o que pode nos oferecer uma maior objetividade na assembleia”, afirma o professor, que é associado desde a época do Previsul e considera a Cassems “a maior conquista histórica já realizada pela organização dos trabalhadores no MS”.

Da da Polícia Militar, Sargento Augusto

O Sargento Augusto compartilha do otimismo em relação ao aumento da participação. “Sim, acredito que a ampliação da participação dos beneficiários tanto da Capital quanto do interior é muito possível, especialmente se forem adotadas estratégias mais acessíveis, como transmissões ao vivo, reuniões virtuais e horários mais flexíveis. Isso permite que mesmo quem trabalha longe ou tem dificuldade de deslocamento consiga acompanhar e participar mais ativamente”, analisa.

Ele também destaca a economia de recursos e tempo proporcionada pelo formato virtual. “A adoção de formatos virtuais ou híbridos traz uma grande vantagem em termos de economia — tanto financeira quanto de tempo. Os beneficiários evitam gastos com transporte, alimentação fora de casa e até eventuais faltas no trabalho para comparecer a reuniões presenciais. Além disso, o tempo que seria gasto no deslocamento pode ser melhor aproveitado com a própria família ou em outras atividades produtivas. É uma solução mais prática, eficiente e inclusiva, principalmente para quem vive em regiões mais afastadas ou com dificuldades de acesso”, explica o sargento, que pretende acompanhar a assembleia online.

Agente de atividades educacionais Eliane Lopes, lotada em Campo Grande.

Para a agente de atividades educacionais Eliane Lopes, lotada em Campo Grande, a experiência da assembleia online realizada durante a pandemia foi positiva e serve como um bom precedente. “Então já teve assembleia online na época da pandemia e foi boa, os beneficiários do interior e mesmo da capital reclamam que não conseguem estar nas assembleias, e sendo on-line todos puderam o participar mesmo estando no serviço, acredito”, relata.

Eliane também vislumbra uma análise mais aprofundada dos temas em debate. “Acredito sim, poderemos acompanhar e analisar com mais tranquilidade e calma. Estando no serviço ou em casa, porque se for presencial teríamos que nos deslocar e faltar no serviço para estar lá na assembleia”, compara. Ela também relembra um episódio de tumulto em uma assembleia presencial anterior, o que reforça sua expectativa por um ambiente mais organizado e focado na discussão online. Beneficiária da Cassems desde a sua criação, há 24 anos, Eliane reforça a importância da participação de todos.

Como irá funcionar a AGO online:

No dia 29 de abril, das 8h às 17h, os associados credenciados poderão participar de um fórum de discussão online sobre a pauta do dia. O prazo para o credenciamento se encerra às 17h do mesmo dia. Já no dia 30 de abril, a votação da prestação de contas terá início às 7h, através da plataforma Curia. A cerimônia de encerramento da 24ª AGO, com a divulgação dos resultados, está marcada para as 15h30, também online e ao vivo.

A plataforma Curia, reconhecida por sua segurança e praticidade em processos de votação e assembleias online, será a ferramenta central para a participação dos beneficiários.

A gestão da Cassems reforça que a realização da AGO em formato virtual atende a uma demanda dos associados e demonstra o compromisso com a transparência e a inclusão. Têm direito a voto os associados titulares sem débitos e com a situação cadastral regularizada até a data da assembleia. Aqueles que enfrentarem dificuldades no credenciamento online poderão buscar auxílio presencial nos locais de atendimento da Cassems, portando seus documentos de identificação.

Por meio do portal Assembleia os associados poderão analisar demonstrações financeiras, referentes ao exercício 2024, acompanhadas do Relatório da Administração, Parecer do Conselho Fiscal e Relatório dos Auditores Independentes. Os documentos estarão disponíveis a partir do dia 22 de abril e são para o cumprimento da pauta do Edital de Convocação, publicado na sexta-feira (11) no Diário Oficial, que tem o objetivo de discutir e votar as contas do exercício 2024.

Para mais informações e suporte no processo de credenciamento, a Cassems disponibiliza a Central de Atendimento pelo telefone e WhatsApp (67) 3314-1010. A expectativa é de uma participação massiva dos beneficiários nesta edição online da Assembleia Geral Ordinária, fortalecendo a gestão democrática e transparente do plano de saúde dos servidores de Mato Grosso do Sul.

Roberta Cáceres/ Jornal Servidor Público MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *