Luta continua: Sisalms relembra conquistas e ressalta melhorias para servidores da Alems
O ano de 2024 foi marcante para o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Sisalms), presidido por Ana Cláudia Gomes, que ressaltou conquistas significativas para a categoria. Entre os principais feitos, destacam-se a reforma do Estatuto e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), mudanças que não ocorriam de forma substancial há 12 anos.
“A aprovação dessas novas normas é resultado de um intenso e produtivo diálogo entre o Sisalms e os parlamentares. A estratégia de visitas a todos os gabinetes permitiu que deputados e deputadas conhecessem, em detalhes, as necessidades de melhorias para a carreira dos servidores do Legislativo sul-mato-grossense”, afirmou. Esse diálogo frutificou na instituição, pela presidência da Alems, de uma Comissão de Reforma, da qual o Sisalms participou direta e ativamente, defendendo e garantindo os direitos dos servidores.
Conquistas Inéditas
A reforma trouxe benefícios inéditos que já impactam positivamente a remuneração dos servidores, como:
- Adicional de qualificação: Reconhecimento e valorização da formação e qualificação profissional dos servidores.
- Adicional de desempenho: Incentivo à produtividade e à excelência no serviço público.
- Equiparação dos encargos especiais: Após 20 anos de disparidade, os encargos especiais dos servidores efetivos estão sendo equiparados aos dos comissionados. A equiparação, dividida em duas etapas, já elevou o percentual dos efetivos para 140% em julho de 2024 (percentual que também alcança os aposentados). A equiparação total, com o alcance dos 150%, está prevista para maio de 2025.
- Criação do auxílio-saúde: Benefício estendido a todos os servidores da AL (efetivos, comissionados, inativos e pensionistas), garantindo maior assistência à saúde.
- Reajuste dos auxílios transporte e Alimentação: Aumento nos valores dos auxílios, representando um importante ganho financeiro para os servidores.
Trabalho de uma Gestão Comprometida:
“As conquistas são fruto de um trabalho iniciado há dois anos, com a posse da atual gestão do Sisalms para os anos de 2022-2025”. Pela primeira vez na história do sindicato, um servidor concursado assumiu a presidência, trazendo uma nova perspectiva e um forte compromisso com a categoria. “A nossa chapa é pautada nos pilares da integração, diálogo, transparência, modernização e respeito, tem demonstrado resultados concretos”, complementou Ana Cláudia.

Avanços e Ações da Gestão 2022-2025
- Assessoria especializada: Contratação de assessoria do Dieese para embasamento técnico das propostas na data-base e outros projetos do Sisalms.
- Assessoria jurídica permanente: Contratação de assessoria jurídica para atender as demandas do sindicato e dos servidores filiados.
- Ampliação do quadro de filiados: Implementação de campanha de filiação com o consequente aumento do número de filiados.
- Convênios com Benefícios: Assinatura de diversos convênios que garantem descontos aos filiados em academias, pet shops, parque aquático, entre outros estabelecimentos.
- Aproximação com os servidores: Promoção de eventos sociais para fortalecer o relacionamento entre o sindicato e os servidores.
- Filiação à Central Pública dos Servidores: Fortalecimento da representatividade do Sisalms com a filiação à Central Pública dos Servidores.
- Representatividade na Fenale: Eleição de dois membros do Sisalms, Ana Cláudia e Thiago, para a nova gestão da Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal).
A Luta Continua
Apesar das inúmeras conquistas, o Sisalms reforça que a luta continua. “Para 2025, além de seguir negociando melhorias para os servidores, o sindicato trabalhará em conjunto com a Mesa Diretora para a realização de um novo concurso público”.
O último e único concurso da Alems foi realizado em 2016, tornando necessária a recomposição do quadro de servidores efetivos. “O Sisalms segue firme em seu compromisso com a valorização e o bem-estar dos servidores do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul”, pontuou.
Roberta Cáceres / Jornal Servidor Público MS