Vídeo. Papa Francisco ganha de presente novo papa móvel elétrico
A Mercedes presenteou o papa Francisco com veículo elétrico, personalizado com as necessidades do pontífice/Foto: Reprodução/Vatican News
O papa Francisco ganhou de presente da Mercedes um papamóvel elétrico. Segundo o Vatican News, o CEO da empresa, Ola Källenius, entregou ao pontífice o único veículo feito à mão baseado na Classe G elétrica. A pedido de Francisco, os trabalhadores envolvidos na produção do papamóvel também participaram da cerimônia no Vaticano.
“É uma grande honra para nós poder entregar este veículo ao Santo Padre”, disse Källenius à Rádio Vaticano. A Mercedes tem quase 100 anos de experiência com papamóvel: o primeiro veículo produzido em Stuttgart foi entregue ao papa Pio XI em 1930.
Francisco usa, atualmente, um Classe G nas audiências públicas, mas movido a gasolina. “Estamos caminhando para emissões zero e lançando muitos produtos elétricos. Este ano lançamos o G elétrico. Estamos neste caminho, e continuaremos a fazê-lo nos próximos anos”, explicou Källenius.

A equipe de especialistas da Mercedes passou um ano com representantes do Vaticano para personalizar o carro de acordo com as necessidades do papa. O veículo tem tração integral e foi projetado para velocidade reduzida. Comparado com o Classe G normal, o teto foi removido. Em caso de chuva ou mau tempo, um teto retrátil protege os ocupantes.
No lado direito, a porta traseira ganhou dobradiças contra-rotativas, enquanto o lado esquerdo é totalmente soldado. Como os papamóveis anteriores, o veículo é branco e tem a placa SCV1, iniciais de Estado da Cidade do Vaticano.
Fonte: metropoles.com/Guilherme Goulart