EUA suspeita de apoio da Rússia ao Irã em ataques no Oriente Médio
Informações fornecidas por Moscou poderiam explicar precisão de ataques iranianos contra estruturas de comando e ativos militares americanos/Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images
Os Estados Unidos suspeitam que a Rússia esteja fornecendo ao Irã informações sobre alvos para atacar forças americanas no Oriente Médio, segundo reportagem do jornal americano The Washington Post, publicada nesta sexta-feira (6/3).
O texto cita depoimentos sigilosos de três autoridades “familiarizadas com o assunto de inteligência”, que afirmam que o Kremlin vem compartilhando com Teerã informações em tempo real sobre a localização de ativos militares dos EUA na região desde o início do novo conflito.
Entre os dados estariam posições de navios de guerra e aeronaves americanas.
“Parece ser um esforço bastante abrangente”, disse um dos funcionários ouvidos pelo jornal.
De acordo com analistas consultados pela publicação, o Irã tem conduzido ataques altamente precisos contra estruturas de comando e controle dos EUA, incluindo radares de alerta antecipado e uma estação da CIA na embaixada americana em Riade, capital da Arábia Saudita, atingida nos últimos dias, entre outros alvos.
A precisão dos ataques poderia estar relacionada ao avançado sistema de satélites russos, sugere o jornal. Moscou e Teerã vêm estreitando sua cooperação militar nos últimos anos: o Irã fornece drones e mísseis à Rússia para uso na guerra contra a Ucrânia.
Segundo a reportagem, o Kremlin poderia enxergar vantagens estratégicas em um conflito prolongado no Oriente Médio, incluindo possíveis aumentos nas receitas do petróleo e o desvio da atenção ocidental do “teatro de operações ucraniano”.
A CIA e o Pentágono se recusaram a comentar.
Fonte: metropoles.com/Lorena Pacheco