Tribunal adia pela 2ª vez análise de recurso de assessor no TCE de acusado de homicídio
Nivaldo Thiago Souza Filho atualmente é chefe de gabinete de conselheiro do TCE. (Foto: Arquivo)
O Tribunal de Justiça adiou para 14 de julho, às 14h, o julgamento de Nivaldo Thiago Filho de Souza, que deveria ter ocorrido nesta semana. Ele responde por homicídio simples pela morte do pescador Carlos Américo Duarte e por duas tentativas de homicídio.
O relator do recurso, desembargador Carlos Eduardo Contar, pediu vistas e a conclusão do julgamento foi adiada mais uma vez. A 2ª Câmara Criminal vai analisar o recurso de Nivaldo Thiago contra a realização e júri popular.
O acidente ocorreu no dia 1º de maio de 2021 no Rio Aquidauana, na região do Touro Morto. A juíza Kelly Gaspar Dutra, da Vara Criminal – Infância e Juventude de Aquidauana, pronunciou o réu por homicídio doloso e duas tentativas de homicídio.
Nivaldo Thiago Filho Souza tenta desqualificar o crime para homicídio culposo e escapar do júri popular. Ele cometeu o crime quando era assessor na Secretaria de Governo e tinha salário de R$ 30 mil.
Em novembro de 2025, o genro de Mara Caseiro foi nomeado chefe de gabinete do antigo chefe no TCE, o salário bruto atual é de R$ 36.432,20.
A defesa do chefe de gabinete do conselheiro Sérgio de Paula, do Tribunal de Contas do Estado, pede a reforma da sentença que determinou a realização de júri, que seja reconhecida a nulidade de relatório da Marinha do Brasil, alegando violação do contraditório e do devido processo legal, com sua retirada do processo.
Fonte: ojacare.com.br/By Especial para O Jacaré