SINDIJUS-MS, FENAJUD e Sindicatos participam do 18º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, do MOSAP

O SINDIJUS-MS – Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, representado pela diretora de apoio aos aposentados Jacqueline Sales de Lara Figueiredo, acompanhada da filiada Marineide Pinto, junto com Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, e sindicatos de base – Sindjustiça-CE, Sindijudiciário-ES, Sindsjus-PI, Sintaj-BA, Serjusmig e Sindjustiça-RJ, participaram ativamente do 18º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do MOSAP, realizado no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), na quarta-feira, 16 de outubro. O evento contou com a presença de parlamentares e representantes de entidades ligadas ao Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (MOSAP), teve como principal objetivo fortalecer a mobilização pela aprovação da PEC Social (PEC 6/2024), que visa dar fim ao confisco dos aposentados e pensionistas e trazer alívio financeiro a essas categorias do funcionalismo público.

A PEC Social propõe uma redução anual de 10% na contribuição previdenciária para homens a partir dos 66 anos e mulheres a partir dos 63 anos. A proposta prevê ainda que essa contribuição seja extinta ao atingirem 75 anos. Além disso, a medida inclui benefícios para aposentados por incapacidade permanente ou doença incapacitante, independentemente da idade, reforçando a importância de garantir dignidade e melhores condições para essas categorias.

O SINDIJUS-MS contribui com a Fenajud, no engajamento nesta luta, auxiliando no seu compromisso em defender os direitos dessa parcela da categoria, trabalhando em conjunto com o MOSAP para garantir a aprovação de medidas que valorizem e protejam os servidores públicos aposentados.

Durante o encontro, o coordenador-geral da FENAJUD, Eduardo Couto, participou da segunda mesa de debates, onde chamou a atenção para a urgência da aprovação da PEC Social. O dirigente destacou a importância dessa medida para os aposentados do serviço público, especialmente devido à alta carga tributária em um momento da vida em que o poder aquisitivo costuma diminuir. Ele também reforçou o compromisso da Federação e dos sindicatos em continuar a mobilização até que a PEC seja aprovada.

No Mato Grosso do Sul, cinco dos oito deputados federais já assinaram o requerimento de apensamento/urgência, permanecendo atuante na busca de mais apoio dentro e fora do Estado para a PEC-Social.

Fonte: sindijusms.org.br/com informações imprensa da Fenajud 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *