Escola Pública – Eu defendo, valorizo e participo: ACP lança campanha de valorização da educação pública e de professores

Para promover um debate sobre a importância da escola pública e a valorização de seus profissionais, a ACP lança, nesta quinta-feira, 04 de agosto, a campanha “Escola Pública – Eu defendo, valorizo e participo!”. O evento de lançamento será na sede do sindicato, a partir das 18h30. A data marca a luta do sindicato contra a violência e em defesa da educação pública, uma vez que, em 04 de agosto de 2015, os profissionais da educação da Reme (Rede Municipal de Ensino), em greve, foram agredidos durante protesto na Câmara Municipal de Vereadores.

A Noite Cultural da ACP apresentará exposição de livros de professores autores, recital de poesia, música e teatro. Todas as manifestações culturais são de autoria de professores e professoras das escolas públicas de Campo Grande.

O sindicato ainda inaugurará sua biblioteca, com acervo de obras regionais, nacionais, educacionais, literatura infantil, guarani, ficção, biografias, entre outros. Uma das coletâneas traz obras de autores sul-mato-grossenses e foi uma doação da Associação dos Novos Escritores de Mato Grosso do Sul (ANE-MS), que também integrou um projeto da ACP de doação de livros para escolas públicas de Campo Grande.

O dia 04 de agosto sempre foi marcado como um momento em que a ACP promove o combate à violência, a defesa da educação pública, o respeito e a valorização de profissionais da educação.

“Nesse sentido de defesa e valorização, a noite cultural reúne a produção intelectual, artística de nossos professores e professoras, e cria um ambiente de renovação. Por isso, a diretoria entendeu que essa data é o momento mais oportuno para lançarmos nossa campanha Escola pública – Eu defendo, valorizo e participo! Vamos seguir nossa defesa e convocamos toda a sociedade para se juntar a essa luta pela escola pública, que é de todos e todas”, explica a presidente em exercício da ACP, professora Zélia dos Santos.

E como primeira ação do sindicato com o objetivo de promover a educação pública, a entidade vai inaugurar, durante o evento, sua biblioteca que ocupa um espaço nas novas dependências da sede, dedicado à leitura, ao estudo e estímulo à escrita. A iniciativa é uma ação concreta da ACP para levantar o debate sobre o combate aos desmonte da educação. Dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), mantido pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, mostram que o Brasil perdeu quase 800 bibliotecas públicas, entre os anos de 2015 a 2020.

“A inauguração da biblioteca da ACP é muito simbólica, neste momento do país. Enquanto a educação pública sobre com desmonte e desvalorização pelo governo federal, seja no corte de verbas, seja na destruição de políticas públicas educacionais e culturais, seja no abandono e desvalorização de professores e professoras, o sindicato promove, de forma prática, a defesa e a retomada da valorização de elementos tão essenciais para todo processo educacional, como o estímulo à leitura”, avalia a secretária educacional da ACP, professor Socorro Pereira.

Ações em defesa da educação pública e valorização de professores

Após o lançamento da campanha, no dia 04 de agosto, ACP definiu uma agenda de ações em defesa da escola pública e promoção da valorização de seus profissionais.

Durante o mês de agosto, o sindicato realizará atividades nas escolas públicas de Campo Grande, promovendo diálogo com a comunidade escolar sobre a realidade da escola pública, a importância desse ambiente para toda a sociedade e o papel de cada pessoa na defesa e promoção da educação.

No mês de setembro, a ACP pretende realizar, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública com o tema “Escola Pública – Eu defendo, valorizo e participo”. Numa ação focada em seus filiados, o sindicato também vai realizar a Semana Jurídica da ACP, com o objetivo de oferecer formação sobre os direitos e as legislações que regem o magistério público das redes estadual e municipal de ensino.

Em outubro – Mês do/a Professor/a – acontecerá uma agenda de atividades voltadas para a valorização de profissionais da educação pública, com diversas ações que visam bem-estar, saúde e homenagem aos professores e professoras.

Fonte: ACP-MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.