Encontro Estadual reúne professores/as convocados/as para fortalecer a luta contra a precarização e a retirada de direitos

Educadores e educadores de várias regiões do Estado se reuniram para debater questões da categoria. (Foto: Comunicação/FETEMS)

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) realizou, nesta quinta-feira (26), na sede da federação, em Campo Grande, o Encontro Estadual dos/as Professores/as Convocados/as, com a participação ativa da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública). O evento foi um espaço importante de escuta, mobilização e debate sobre os desafios enfrentados por esses/as profissionais, especialmente diante da crescente precarização do trabalho na educação pública.

Durante o encontro, lideranças sindicais destacaram a necessidade urgente de enfrentar a redução salarial, a terceirização e a “pejotização” dos contratos, práticas que enfraquecem a escola pública e desvalorizam o trabalho docente. O presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni, reforçou a importância de manter um canal aberto e permanente de diálogo com a categoria. “Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com o diálogo direto com os/as convocados/as, ouvindo suas demandas e construindo coletivamente as estratégias de enfrentamento. É por meio dessa escuta qualificada que conseguimos avançar na defesa dos direitos e fortalecer nossa atuação sindical.”

Para a vice-presidenta da ACP, Josefa dos Santos, o momento é decisivo para a retomada das negociações com o Governo do Estado e para o avanço das pautas específicas dos/as convocados/as. “É um momento muito importante para debatermos a retirada de direitos e para restabelecermos as negociações de fortalecimento da nossa categoria”, afirmou.

Escuta ativa e troca de experiências e questões marcou a manhã de encontro. (Foto: Comunicação/FETEMS)

O diretor da FETEMS, Onivan Corrêa, reforçou a importância do diálogo com os/as convocados/as e da construção coletiva de estratégias de enfrentamento. “O encontro é fundamental para fortalecer a defesa desses profissionais, que, além da redução salarial, enfrentam problemas pedagógicos no dia a dia escolar. É hora de fortalecer os/as professores/as, efetivos/as e convocados/as, que têm os mesmos direitos. A luta continua, e esse debate não se encerra aqui”, destacou.

O presidente da FETEMS, Jaime Teixeira, alertou para o avanço da lógica privatista no setor educacional e defendeu o concurso público como única forma legítima de ingresso na carreira. “Estamos tratando de um tema crucial: a terceirização, a privatização, a pejotização. Nosso objetivo é criar um espírito de corpo para enfrentarmos essas dificuldades e cobrarmos, em todo o país, concurso público já, e não precarização da escola pública”, disse.

Já a vice-presidenta da FETEMS, Deumeires Moraes, ressaltou o fortalecimento coletivo que o encontro proporcionou. “Saímos mais fortalecidos/as para a defesa das pautas elencadas e com o sentimento de que todos/as compreenderam a importância da união da categoria, levando a luta para dentro do seu sindicato e convocando os/as demais colegas para a filiação.”

A ACP reafirma seu compromisso com a luta dos/as professores/as convocados/as e seguirá mobilizada ao lado da FETEMS em defesa de uma educação pública de qualidade, com valorização profissional, estabilidade no emprego e garantia de direitos para todos/as.

Federação explicou questões e tirou dúvidas dos/as profissionais. (Foto: Comunicação/FETEMS)

Fonte: acpms.com.br/Comunicação ACP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *