“Competência e bravura definem resgates dos bombeiros de MS no Rio Grande do Sul”, afirma coordenador do Fórum dos Servidores Públicos
A atuação dos bombeiros militares de Mato Grosso do Sul teve repercussão nacional, nesta semana, com a participação de três equipes especializadas, em diversas áreas de salvamento, que tem resgatado pessoas e animais durante a tragédia no Rio Grande do Sul. A coordenação do Fórum dos Servidores Públicos —representante do funcionalismo público do Estado — tem acompanhado as ações em prol dos afetados pelas enchentes.
“Como coordenação do Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul, quero ressaltar que competência e bravura definem estes profissionais que estão nos representando muito bem e cumprindo sua promessa de ‘Vidas Alheias e Riquezas Salvar’”, ressaltou Capitão Thiago Mônaco, coordenador do Fórum e vice-presidente da AME-MS (Associação dos Militares Estaduais).
“O que estamos vivendo e acompanhando em nosso País é um momento de grande tragédia e ter os Bombeiros Militares de Mato Grosso Sul atuando nos resgates de civis e animais é um ato de muito orgulho e competência. É notório que a missão que estão realizando no Rio Grande do Sul é uma excepcionalidade que foge aos padrões normais da atividade diária do militar em exercício”, complementou.
Para Mônaco, os salvamentos dos bombeiros demonstram total altruísmo e preparo dos militares. “Sabemos que, por mais que o ofício desses profissionais é de risco, a atual conjuntura tem ultrapassado essa situação. Isso mostra o quanto nossos bombeiros militares são dedicados e treinados, deixando seus familiares e guarnições de origem para se unirem a um só objetivo: salvar vidas do nosso País”, pontuou Mônaco.
Resgates – As equipes de Mato Grosso do Sul atuam na região dos municípios de Canoas e São Leopoldo, retirando centenas de pessoas ilhadas em áreas alagadas. Dentre as pessoas, estão idosos, gestantes, crianças, bebês e animais.
No dia 14 de maio, os bombeiros realizaram o salvamento de uma égua que foi parar no 3° andar de um prédio na cidade de São Leopoldo (RS). Com a participação de bombeiros de outros Estados, o salvamento gerou comoção nas redes sociais pela dificuldade da operação.
Na exibição em jornal de alcance nacional, foi informado que o animal estava há uns 10 dias, fugindo da água que dominava as ruas.
Primeira equipe de MS:
Capitão Bueno
Ten Médico Xaubet
Tenente Paulo Lima
Sargento Abraão
Sargento J. Paulo
Cabo J. Gomes
Cabo Figueiredo
Cabo Raifhi
Cabo Hugo
Segunda equipe de MS:
Capitão Tracz
Tenente Castro
Subtenente N. Gonçalves
Sargento C. Monteiro
Cabo Fiorenza
Cabo Pedro
Cabo Mangerotti
Soldado Luiz Lima
Terceira equipe de MS:
Canil
Sargento Kalunga
Soldado Jéssica Lopes
Soldado Humberto
Cadela Laika
Tragédia – Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas cheias no Rio Grande do Sul. Até o momento, 76,5 mil pessoas foram resgatadas, segundo boletim da Defesa Civil divulgado nesta quarta-feira.
O Estado contabiliza ainda 538.126 desalojados e 76.580 pessoas em abrigos. Foram confirmadas 149 mortes. Há ainda 108 pessoas desaparecidas e 806 feridas. Mais de 90% dos municípios do estado foram atingidos – 452 cidades de um total de 497.
Fonte: servidorpublicoms.com.br/Roberta Cáceres