4 Estados e o Distrito Federal passam a emitir “novo RG”

Os Estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal, passam a emitir a partir desta 5ª feira (4.ago.2022) a nova Carteira de Identidade Nacional. Todas as unidades da Federação têm até março de 2023 para iniciar a emissão do documento. O Rio Grande do Sul foi o 1º, em 26 de julho de 2022.

O novo documento é único e serve para todas as unidades da Federação. Além de usar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, a nova carteira de identidade terá: QR code, código MRZ (o mesmo que é adotado no passaporte) e ícones dizendo o tipo sanguíneo do portador e se ele é doador de órgãos.

Leia abaixo onde tirar o documento nas capitais dos Estados e no DF:

  • Acre – Instituto de Identificação Raimundo Herminio de Melo. Endereço: rua Milton Maciel, s/n, Santa Cecília, Rio Branco. CEP: 69909-000;
  • Distrito Federal – complexo da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), 2 – Instituto de Identificação. Endereço: SPO (Setor Policial), lote 23, conjunto A, bloco E, Brasília. CEP: 70.610-907;
  • Goiás – Instituto de Identificação de Goiás. Endereço: rua 66, quadra 139, 12 – Setor Central, Goiânia. CEP: 74055-070;
  • Rio Grande do Sul – posto de Identificação do IGP (Instituto Geral de Perícias). Endereço: avenida da Azenha, nº 255, Azenha, Porto Alegre. CEP: 90160-004.

Minas Gerais e Paraná não informaram os locais de atendimento.

Para tirar a nova Carteira de Identidade Nacional é preciso ter em mãos: certidão de nascimento ou casamento, um documento de identificação com foto e estar com o CPF regularizado. Não é preciso pagar ao pedir a emissão do novo documento.

Sem o CPF regularizado não será possível tirar a nova carteira.

No momento, não é obrigatório tirar a nova carteira. Quem não tirar também não está sujeito a multa. No entanto, os atuais RGs são válidos até 28 de fevereiro de 2032. Para maiores de 60 anos, o atual RG segue valendo por tempo indeterminado.

De acordo com o Itamaraty, quem tirar a nova carteira já pode usar o documento para entrar na Argentina, no Paraguai e no Uruguai.

Imagem do anverso e do reverso da carteira de identidade:

Imagem da parte interna da carteira de identidade:

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.