Sinpol MS comemora 30 anos de luta

Hoje, dia 20 de julho de 2021, o Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul completa 30 anos de história e olhando para trás, há muito o que se comemorar! “O Sinpol é referência de luta, organização, credibilidade e estrutura. Temos hoje um sindicato forte, aguerrido, e protagonista”, declarou o presidente Giancarlo Miranda.

Graças ao trabalho de muitos filiados que, ao longo da história, dedicaram suas vidas ao Sinpol, a categoria conquistou aumentos salariais, melhores condições de trabalho, redução significativa de presos nas delegacias, promoção automática e uma carreira mais digna. “Mas a luta continua! A valorização do Policial Civil sempre foi o nosso maior objetivo, e mesmo em tempos de pandemia, não paramos de lutar um só dia contra reformas e manobras dos Governos Estadual e Federal, que retiraram direitos dos servidores públicos”, afirmou Giancarlo.

Para comemorar o 30º aniversário de fundação, até o final do ano, o Sinpol lançará um livro com todos os detalhes desses 30 anos.

Estrutura

Além das lutas, o Sinpol busca valorizar o policial civil proporcionando momentos de lazer e interação com a sociedade, eventos como o Baile dos Aposentados, o Dia da Mulher, a Corrida do Policial Civil, o Baile do Policial Civil, o Natal Solidário e os Campeonatos de Futebol fazem parte do calendário da entidade.

Oferecer estrutura para acolher os policiais também é essencial. Hoje, o Sinpol tem uma ampla sede administrativa em Campo Grande, além de subsedes em Anastácio, Aquidauana, Bonito, Coxim, Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Três Lagoas, Fátima do Sul, Aquidauana, Naviraí, Paranaíba e ainda Corumbá, em fase de construção.

De associação a sindicato

Logo após a divisão do Estado, os policiais civis começaram a se organizar por melhores salários e condições de trabalho, e criaram a Associação dos Policiais Civis (APC), no dia 14 de março de 1981, tendo como primeiro presidente, o sr. Possidônio Ferreira Leite. Entre 1981 e 1991, ainda passaram pela presidência da Associação os policiais civis Sebastião Gonçalves de Sousa, Josmar Gomes Sandin, Pedro Targino, Daniel Lima e por fim – Maurício Godoy, que participou da transição de associação para sindicato, criando assim o Sinpol no dia 20 de julho de 1991. Maurício Godoy continua presidente de 1991 até 1997, quando é sucedido por Volindomar Paimel de Queiroz, entre 1997 e 2000. Porém, Godoy volta à presidência para mais dois mandatos, de 2000 a 2003 e de 2003 a 2006.

Então, Paulo Flávio de Carvalho é eleito presidente da categoria e fica à frente do sindicato de 2006 a 2009, quando Alexandre Barbosa da Silva assume o sindicato para 2 mandatos – de 2009 a 2012 e de 2012 a 2015. E por fim, a partir de 2016, Giancarlo Corrêa Miranda é o presidente do Sinpol até o presente momento.

Todas as gestões do Sinpol travaram suas lutas e tiveram suas conquistas, com greves, paralisações, manifestações, ocupações e acampamento. “Em diversos momentos, a categoria unida mostrou sua força e mudou a história da polícia civil em Mato Grosso do Sul. Mas essa história ainda está sendo construída, com um sindicato cada vez mais forte”, afirmou Pablo Rodrigo Pael, vice-presidente do sindicato.

Parabéns Sinpol! Parabéns policial civil!

Fonte: Sinpol/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *