No primeiro fim de semana de funcionamento, drive-thru de testagem da Casems realiza 1178 exames para Covid-19

Drive-thru de testagem para Covid-19, que é uma parceria entra a Caixa dos Servidores e a SES, é o maior do estado

No último sábado (15), a Cassems reafirmou o seu compromisso com a saúde pública, na inauguração do drive-thru de testagem para Covid-19, em uma força-tarefa com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nos dois primeiros dias, foram 1178 exames realizados, com 262 resultados positivos e 731 resultados negativos. A unidade de coletas, que é a maior de Mato Grosso do Sul, tem funcionamento das 8h às 18h, com exame feito por meio de Teste Rápido Antígeno.

No drive-thru, são permitidos apenas veículos automotores de 4 rodas. Com a parceria, são ofertados 600 testes de coronavírus gratuitos por dia para a população campo-grandense. O atendimento estará disponível para todos os cidadãos, beneficiados ou não pelo plano de saúde da Cassems, desde que tenham realizado o agendamento prévio pelo sistema da Secretaria de Estado de Saúde. O cadastro ocorre pela plataforma: https://www.saude.ms.gov.br/teste-rapido-antigeno-para-covid-19/

Segundo o assessor militar da Secretaria de Estado de Saúde de MS, coronel Marcello Fraiha, a parceria entre Cassems e Secretaria de Saúde surgiu em um momento oportuno. “Estamos vivendo um cenário de elevação exponencial de casos de Covid-19. Esse centro de testagem é, no momento, o maior do estado. Com isso, o cidadão campo-grandense que apresentar sintomas de síndromes gripais, os que tiveram contato com pessoas suspeitas ou confirmadas para coronavírus, bem como os que tem viagem marcada para o exterior, pode fazer o agendamento online”.

A iniciativa ocorre devido à alta de casos de Covid-19 na última semana de dezembro e primeiras semanas de janeiro, que tem movimentado as unidades hospitalares e preocupado a população. O crescimento do número de pessoas acometidas pela doença ocorre, ainda, em paralelo a um surto do vírus Influenza em Mato Grosso do Sul.

Para a secretária-adjunta de Saúde, Cristyne Maymone, a construção do drive-thru de testagem para Covid-19 se trata de uma união de forças. “O setor público e o setor privado, sozinhos, não dão conta de uma pandemia dessa dimensão. Então, precisamos somar esforços para que, junto com a sociedade, façamos a mudança desse quadro que estamos enfrentando. Contamos com a eficiência da Cassems, que é uma grande parceira da Secretaria de Estado de Saúde”.

Além de contribuir com a força-tarefa da SES, a Cassems trabalha com seriedade e agilidade para atender os beneficiários com sintomas respiratórios. Nas primeiras semanas de janeiro, o plano de saúde construiu um hospital de campanha para atendimentos na Unidade Hospitalar de Campo Grande, que colabora para separar pacientes com e sem sintomas gripais nas entradas da unidade hospitalar. A tenda conta com 5 consultórios e, ainda, um drive-thru para a realização de testes para Covid-19 e Influenza. Ainda, a Caixa dos Servidores reabriu o Disque Dúvida de Sintomas Respiratórios para beneficiários, canal exclusivo para dar orientações sobre como proceder ao manifestar sintomas respiratórios. O serviço telefônico conta com uma equipe de profissionais de saúde no atendimento, pelo telefone 3309-5478, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que uma parceria como essa é fundamental. “Entramos no terceiro ano de enfrentamento à pandemia e se espera um esforço coletivo de todas as pessoas. A Caixa dos Servidores, sempre que chamada, estará presente para enfrentar os problemas mais importantes da saúde pública. Estamos aqui, como estivemos ativos na vacinação da população, também. O plano de saúde tem participado cada vez mais ativamente de toda a estruturação do sistema de saúde sulmatogrossense. Isso contribui muito com a saúde dos nossos beneficiários e acaba por contribuir para o bem-estar de toda a população”.

Após realizar o teste no drive-thru da Cassems, o resultado será emitido no mesmo dia e disponibilizado aos pacientes, via SMS ou e-mail e, ainda, no endereço eletrônico cadastrados no ato da inscrição. Também, estará disponível no link https://www.saude.ms.gov.br/exame-covid-19, que pode ser acessado pelo CPF ou código de agendamento do paciente.

Sarah SantosAssistente em Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *