Ministério apaga fotos de Marcos Pontes com deputada extremista alemã

O Ministério da Ciência e Tecnologia apagou, nessa 2ª feira (26.jul.2021), fotos do encontro do ministro Marcos Pontes com a deputada alemã Beatrix von Storch, uma das líderes do partido de extrema-direita AfD. Até a manhã de ontem, as fotos estavam disponíveis no Flickr (plataforma de fotos) da pasta.

Pelo Instagram, também nessa 2ª, von Storch postou uma foto ao lado do presidente Jair Bolsonaro em que contou terem conversado por 1h sobre a situação dos 2 países e da Europa. “Fiquei profundamente impressionado com a compreensão que o presidente tem dos problemas da Europa e dos desafios políticos do nosso tempo“, escreveu. A reunião não estava na agenda de Bolsonaro.

Ao contrário do encontro com Bolsonaro, a reunião com Pontes estava na agenda do ministro. Ele e outros integrantes da pasta estiveram com a parlamentar alemã na última 5ª feira (22.jul). A pauta não foi divulgada.

Além de se encontrar com Bolsonaro e Pontes, na semana passada, von Storch esteve com a deputada Bia Kicis (PSL-DF) e com o filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Os encontros foram criticados pelo Museu do Holocausto e outras entidades judaicas.

QUEM É A DEPUTADA

Beatrix von Storch é neta de Lutz Graf Schwerin von Krosigk, que foi ministro das Finanças durante o nazismo. Hoje, ela é vice-presidente do partido AfD (Alternativa para a Alemanha, na sigla em alemão).

A sigla, fundada em 2013, é considerada a mais conservadora do país e foi acusada diversas vezes por defender ideias negacionistas, racistas, antissemitas e xenófobas. Em março de 2021, a agência de inteligência da Alemanha colocou o partido em vigilância depois que o serviço secreto identificou uma série de violações da democracia e dos valores constitucionais do país.

Além disso, a própria Beatrix foi investigada em 2018 por publicações que incitavam o ódio contra os mulçumanos. As comunicações e movimentos da sigla estão sendo controlados pela Ação Federal para a Proteção da Constituição, agência de inteligência desenvolvida depois da Segunda Guerra Mundial com o objetivo de proteger o país da ascensão de políticas semelhantes ao nazismo.

Fonte: Poder360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *