Fiscais agropecuários começam a utilizar e-Vigi@gro na fiscalização do trânsito de animais

Os fiscais estaduais agropecuários começaram a utilizar a nova ferramenta de fiscalização da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro): o aplicativo e-Vigi@gro. Trata-se de um projeto piloto que começou a ser realizado em Campo Grande.

Nesta primeira fase, foi liberado o módulo de fiscalização do trânsito de animais. O aplicativo permite o registro de todas as informações coletadas durante a abordagem como local da fiscalização, transporte fiscalizado, condutor, existência ou não de GTA, documentos obrigatórios, requisitos de bem-estar animal e informações complementares.

O novo sistema permite maior agilidade e qualidade das informações geradas pelas atividades executadas pelas equipes da Iagro. A medida faz parte das ações que visam melhorar o registro de dados do serviço de fiscalização em razão da retirada da obrigatoriedade da vacina contra febre aftosa.

O próximo módulo a ser liberado será para a fiscalização de produtos e subprodutos de origem animal. Em novembro, o módulo de vigilância em propriedades rurais passa a funcionar e, na sequência, os módulos da área de defesa vegetal.

Todas as atividades de defesa sanitária agropecuária serão lançadas no app através dos tablets que serão disponibilizados aos servidores da Iagro, que funciona online e offline e transmite de imediato as informações. A ferramenta foi desenvolvida pela Iagro em conjunto com a equipe de TI da Miltec.

Fonte: Sifems

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *