Encontro da Educação Infantil da ACP discute valorização docente e gestão democrática nas EMEI’s

A diretoria da ACP, por meio da secretaria de formação sindical e o departamento da educação infantil, promoveu, na manhã de sábado (07), o Encontro da Educação Infantil ACP, uma formação sindical e educacional para profissionais da educação infantil da REME.

A discussão sobre valorização docente na educação infantil, com foco na gestão democrática foi pauta do evento que integra as ações do MAIO ACP – mês de comemoração pelo aniversário de 70 anos do sindicato.

“A ACP sempre lutou pela valorização da educação básica e a inclusão da educação infantil como parte dessa etapa da educação é dos frutos da luta de 70 da entidade. No entanto, temos muito para avançar ainda, principalmente na implantação da gestão democrática nas EMEI’s, até como forma de favorecer a valorização docente”, destacou o presidente da ACP, professor Lucilio Nobre.

A vice-presidente do sindicato, professora Zélia Aguiar, falou sobre os 70 anos de luta da ACP em defesa da educação pública. “A educação infantil como etapa da educação básica e a mudança de nomenclatura de creche para escola, como de fato deve ser, é uma importante conquista da luta da ACP pela melhoria da qualidade da educação e valorização profissional. A ACP precisa seguir essa defesa e é fundamental a participação de vocês, professores e professoras da educação infantil, integrados na luta sindical”, analisa Zélia.

A Professora Mestre Sueli Veiga, Secretária de políticas educacionais da Fetems e representante da categoria no Conselho Estadual de Educação, conduziu a palestra “Os desafios da Educação e a luta por direitos na conjuntura atual”, durante o Encontro da Educação Infantil da ACP. O presidente da Fetems, professor Jaime Teixeira, saudou os/as participantes do encontro e falou sobre o cenário nacional e as lutas pela valorização da Educação Pública.

A Coordenadora do Departamento da Educação Infantil, a professora Marlyse Shiroma fez a mediação da mesa de debate conduzida pelas professoras da educação infantil da REME, Daniely Araújo, Judy Ferreira, Cristiane Pereira e Sueleid Benevides. Gestão democrática nas Escolas Municipais de Educação Infantil e valorização docente foram os temas abordados pelas educadoras.

Ao longo da manhã, temas como financiamento, gestão democrática, valorização docente e formação continuada foram abordados pelas palestras e mesas de debate.

“Tivemos uma manhã muito produtiva para o fortalecimento da luta sindical e da valorização da educação infantil como fase essencial da educação básica. A educação pública está em constante ameaça, neste momento do país, e nós, profissionais da educação, precisamos estar cada vez mais unidos e conscientes da importância do sindicato para as conquistas até aqui consolidadas, assim como para evitar retrocessos”, conclui o secretário de formação sindical, professor Gilvano Bronzoni.

O evento foi aberto para filiados e não filiados ao sindicato. Ao longo do encontro, o debate demonstrou a importância da filiação e da representação sindical nas escolas de educação infantil, para fortalecer a defesa da categoria e valorização profissional. “Eu sou filiada desde o início da minha carreira, eu quando chegava aqui nas assembleias para deliberar greve, paralisação, nós, da educação infantil, éramos poucas pessoas. Graças a nossa luta isso está mudando e precisamos avançar”, afirmou Marlyse.

>> Clique aqui e acesse a filiação on-line ACP.

>> Clique acesse e acesse o formulário para representante sindical.

Fonte: ACPMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *