Ceapoc alerta para importância dos cuidados com a saúde mental

O Janeiro Branco é a campanha que nos convida a fazer reflexões sobre nossa saúde mental. Ela tem como objetivo destacar o tema Saúde Mental, para a conscientização de como é importante prevenir a doença emocional.

A campanha também é um convite para que o indivíduo tenha mais responsabilidade para consigo mesmo e com os outros, incentivando a autorreflexão sobre como andam suas emoções, pensamentos, sentimentos, seu sentido de vida.

A profissão policial, por sua natureza, tem diversos fatores que colaboram com o estresse laboral, situações limites que exigem não apenas resistência física, mas muitas vezes um esforço mental para lidar com as ocorrências policiais.

É diário ver o sofrimento alheio, o desespero de uma vítima, a ignorância humana estampada num algoz. Risco de morte, acidentes de trabalho, locais de crime, dentre outros. Destarte, sensibilizar e conscientizar nossos policiais de que não é frescura procurar suporte psicológico, falar de como se sentiu em determinada ocorrência ou local de crime, também é parte dessa campanha.

Portanto, esse é o convite da CEAPOC, reflita sobre sua vida, suas emoções, sentimentos e pensamentos, fale sobre sua saúde mental e se sentir necessidade procure nossa equipe ou um profissional capacitado de sua escolha.

A CEAPOC está à disposição de todos os servidores e seus familiares para orientação sobre o tema, lembrando que possuímos três setores (Capelania, Serviço Social e Psicologia) que trabalham harmonicamente em conjunto.

No ano de 2020 a PC/MS teve quase 100 servidores licenciados para tratamento psiquiátrico, a CEAPOC realizou aproximadamente 500 atendimentos (entre plantão psicológico, acolhimento e orientação psicossocial, encaminhamento a médico especializado, acompanhamento espiritual a policiais presos e aconselhamento pastoral, serviços oferecidos aos policiais e seus familiares), além de visitas a delegacias, palestras, lives com temas relacionados à saúde mental, agendamento de BIM’s, CAT, devocional espiritual realizado em delegacias, visita hospitalar a policiais e familiares, e infelizmente também eventos fúnebres e sepultamentos de policiais e familiares. Contudo, muitos servidores que estão adoecidos ainda são resistentes em buscar ajuda psicológica.

Estamos prontos para auxiliá-lo (QAP 24 horas). Fale conosco! Uma das frases da Campanha “Janeiro Branco” que achamos muito pertinente é: “Quem cuida da mente, cuida da vida!”. Vamos nos cuidar?

Nossos telefones:
(67) 3384-5427
(67) 99627-6178

Fonte: Sinpol MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *