Atitudes essenciais para a construção de um orçamento saudável em 2021

O planejamento financeiro é um processo de entendimento e gestão e independentemente da faixa de renda, ele vai permitir que você tenha uma visa~o clara da sua situação, das suas fragilidades e do seu patrimo^nio como um todo, ampliando as chances de lidar com contratempos financeiros e com as grandes mudanc¸as na vida sem se endividar e te orientando na decisa~o de onde investir para realização dos seus sonhos.

Para te ajudar com esse planejamento de início de ano, a especialista Drika Anschau compartilha 6 atitudes que você precisa para mudar o rumo das suas finanças em 2021:

  1. Saiba exatamente quanto você ganha, principalmente se não tem salário fixo. (Diferencie sempre o recebimento bruto do líquido.)
  1. Relacione suas contas, separe as fixas das variáveis, e não se esqueça dos pequenos gastos do dia a dia nem dos gastos recorrentes (IPVA, IPTU, seguro, conselho profissional, etc)
  1. Hora da verdade! Com as informações anteriores você já consegue dizer se seu orçamento está em equilíbrio, se precisa começar a renegociar dívidas, onde precisa reduzir ou cortar gastos, quais os meses em que terá gastos extras com contas recorrentes…
  1. Crie metas. Ninguém vai trocar um prazer imediato de uma compra por exemplo se não consegue visualizar o benefício dessa economia. Quanto se tem metas bem claras é possível entender que o processo de economizar nada mais é do que um processo de escolha: prefiro gastar com isso agora ou poupar para realizar aquilo lá no futuro?
  1. Agora comece a controlar suas contas, crie um teto de gastos dentro das categorias variáveis (alimentação, transporte, gastos extras) e se ainda assim sentir que precisa economizar mais para alcançar suas metas, talvez esteja na hora de rever seu padrão de vida (gastos fixos mais pesados como aluguel/financiamento, condomínio, custos fixos com veículo, plano de telefone, TV e internet, por exemplo).
  1. Agora que já está conseguindo poupar é hora de investir e colocar o dinheiro para trabalhar. Informe-se sobre as opções que existem, pesquise, estude, entenda que não existe investimento milagroso, mas sim o mais adequado para cada pessoa e situação. E não se esqueça de montar sua reserva de emergência, o valor dela deve ser, em média, de 6 meses do seu custo de vida. Esse deve ser o seu primeiro investimento.

E atenção: Não importa se o objetivo é sair da dívida ou ter mais dinheiro para investir, mas atente-se para fazer isso de uma forma saudável. Não adianta radicalizar e adotar um estilo que você não conseguirá manter no longo prazo. Você não chegou onde chegou de uma hora para outra então tenha paciência que para mudar esse cenário também precisará de tempo e disciplina.

Quando um cidada~o compreende, ainda que superficialmente, que o controle financeiro pode transformar a sua realidade de vida, ele passa a ter maior protagonismo e conscie^ncia sobre as deciso~es financeiras que toma, o que, invariavelmente, amplia sua energia, autonomia, suas conquistas e, por conseque^ncia, seu ni´vel de satisfac¸a~o e felicidade.

Drika Anschau

Formada em Engenharia Mecatrônica, estudou Gestão Estratégica de Negócios, tem especialização em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC/RS e está cursando o MBA de Ações e Stock Picking pelo IBMEC.

Consultora de valores mobiliários pela CVM, certificada pela ANBIMA como Especialista em Investimento e associada da Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, trabalha com planejamento financeiro pessoal e desenvolvimento estratégico de carteira de investimentos através consultoria personalizada, presencial ou remota, e com educação financeira através de mentorias em grupo e do curso online Método D-RICA: reorganize, invista, conquistes e aproveite.

Conteúdo gratuito no Instagram: @Drika.Anschau

Contato: drika.anschau@gmail.com / (41) 991665857

Fonte: Portal do Servidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *