Ao menos 6 capitais suspendem vacinação contra covid nesta 5ª feira

Pelo menos 6 capitais suspenderam a aplicação de vacinas anticovid nesta 5ª feira (24.jun.2021). A pausa, segundo as secretarias de Saúde, é causada pela falta de vacina. Os municípios esperam que cheguem mais doses até esta 6ª feira.

Aracaju, Campo Grande, João Pessoa, Porto Alegre e São Luís aplicarão apenas a 2ª dose. Já Salvador não tem imunizantes suficientes nem para a 1ª nem para a 2ª dose.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, o número de pessoas vacinadas no último fim de semana foi superior ao esperado e, por isso, pausou a imunização de quem ainda não recebeu a 1ª dose.

O governo de Campo Grande afirmou que vai reforçar a cobertura vacinal com as duas doses. A secretaria municipal de Saúde afirmou que o intervalo entre as doses da vacina da AstraZeneca passará de 90 para 60 dias. A cidade vai ainda imunizar quem recebeu a 1ª dose da coronavac e está em atraso para a aplicação da 2ª dose.

A Prefeitura de João Pessoa informou que “a aplicação da primeira dose da vacina será retomada a medida que o município receber novas doses do imunizante, que são enviados pelo governo federal“.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre afirmou que aguarda nova remessa de vacinas que serão distribuídas pelo Ministério da Saúde. O Estado do Rio Grande do Sul receberá 434.820 doses, segundo a pasta.

Já a Prefeitura de São Luís divulgou que a aplicação de 2ªs doses da vacina será realizada exclusivamente no Centro Municipal de Vacinação – Sebrae e que o município anunciará novo calendário assim que receber novas doses.

A Prefeitura de Salvador, que suspendeu a aplicação das duas doses, informou que “a estratégia [de vacinação] será retomada caso um novo lote seja enviado pelo Governo Federal“.

VACINAÇÃO NO BRASIL

O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid-19 em 65.326.623 pessoas até às 21h30 de 2ª feira (21.jun.2021). Dessas, 24.577.802 receberam a 2ª dose. Ao todo, 89.927.700 doses foram administradas no país.

O número de vacinados com ao menos uma dose equivale a 30,6% da população, conforme a projeção de habitantes para 2021 feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 11,5%.

Fonte: Poder 360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *