Presidente do SintssMS é eleito vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde

A reunião de posse do CES-MS ocorreu na última sexta-feira (25) em Campo Grande, na oportunidade foi eleito o professor Florêncio Escobar na qualidade de Presidente da entidade, Ricardo Bueno Vice-Presidente, Pastor Pedro como 1º Secretário e na segunda secretaria foi indicada Edelma Lene Peixoto Tiburcio, representante do governo estadual.
Conforme Bueno, “este é mais um trabalho coroado que a gente vem fazendo na defesa do SUS de qualidade para todos. Fui indicado pelo Fórum dos Usuários para a mesa diretora do CES, depois de ter passado longo período na condição de Vice-Presidente e também no cargo de Presidente”, informou o dirigente.
Ainda segundo Bueno, “agora serão mais dois anos lutando pelo SUS público, gratuito e de qualidade, contra iniciativas como estas caravanas politiqueiras, realizadas enquanto penamos com a falta de estrutura no estado, falta medicamentos no Hospital Regional, falta combustível para a vigilância trabalhar e na falta de material para outros setores da Secretaria Estadual de Saúde funcionar. Estamos nesta luta justamente para fazer o debate contra práticas danosas ao Estado de Mato Grosso do Sul”, disse.
CES-MS
Conforme regimento interno, os 48 novos conselheiros ocuparão os cargos pelo período de dois anos. Ao todo, foram nomeados 12 representantes dos gestores (Estado e municípios), 12 dos trabalhadores e 24 conselheiros representes dos usuários, obedecendo a  porcentagem de 50% de representes dos usuários, 25% dos gestores e 25% dos trabalhadores.
O Conselho Estadual de Saúde é um órgão de caráter permanente de deliberação coletiva, integrante da estrutura básica da Secretaria e que tem como finalidade possibilitar a participação da sociedade organizada na administração da saúde. O Conselho funciona ainda como um subsistema da seguridade social constituído em conformidade com a constituição da república, demais legislações e regimento interno.
O Controle Social no SUS é um dos principais instrumentos para promover a democratização da saúde, propiciando a participação efetiva da sociedade na busca da garantia dos direitos conquistados constitucionalmente.
Ricardo Bueno é membro suplente do Conselho Fiscal da CASSEMS e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de MS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *